Psicologia

 

Avaliação do Desenvolvimento (0 aos 6 anos)

A avaliação do desenvolvimento permite averiguar se o desenvolvimento da criança está a decorrer dentro dos parâmetros esperados para a idade. Os resultados obtidos permitem estabelecer um perfil individual e identificar a idade de desenvolvimento a que corresponde o desempenho da criança, em termos globais e em cada uma das cinco áreas específicas avaliadas (cognição global, linguagem, motricidade global, coordenação olho-mão e desenvolvimento social e emocional). Com base no perfil individual, esta avaliação permite traçar um plano de intervenção caso se verifiquem alterações significativas. 

Avaliação Cognitiva/Neuropsicológica (crianças e adolescentes)

Tem como objetivo avaliar as funções cognitivas (como a atenção, perceção, memória, linguagem, funções executivas e cognição social) e o seu impacto na funcionalidade e no comportamento da criança ou adolescente.

A avaliação neuropsicológica é recomendada quando existe suspeita de dificuldades cognitivas ou comportamentais de origem neurológica, podendo auxiliar no seu diagnóstico e intervenção. Mas não só, possibilita a identificação precoce de dificuldades no processo de aquisição de competências escolares e pré-escolares. 

* Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI)
* Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
* Perturbação do Défice de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
* Perturbação específica de aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)

Avaliação Socioemocional

A avaliação socioemocional tem como objetivo perceber se a criança apresenta um desenvolvimento emocional ajustado, quais são os seus recursos emocionais e de que forma reage e se adapta a determinadas situações. Esta avaliação foca-se nos seguintes aspetos: comportamento, socialização, regulação e expressão emocional, medos e angústias. 

* Avaliação do funcionamento psicológico;
* Avaliação do comportamento interpessoal, conflitos, atitudes, perceções face ao contexto escolar.
* Avaliação da perceção das dinâmicas familiares e caraterísticas de cada elemento.
* Avaliação do modo como as crianças elaboram as emoções, essencialmente a ansiedade e o prazer, em diferentes contextos sociais.
* Avaliação de diversos aspetos da personalidade (impulsos, emoções, sentimentos, conflitos…) em situações normais e clínicas.

Intervenção | Estimulação cognitiva 

Tem como objetivo a promoção das competências cognitivas (atenção, memória, linguagem, perceção, funções executivas) e destina-se a crianças e adolescentes com perturbações do desenvolvimento, situações em que o desenvolvimento cognitivo se encontre comprometido ou casos cujo objetivo consiste na melhoria destas competências, sem que haja dificuldades significativas, para uma melhor adaptação às exigências escolares.

* Perturbação do Espetro do autismo (PEA)
* Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)      
* Dificuldades de Aprendizagem
* Dislexia, disortografia e discalculia

Intervenção | Apoio psicopedagógico 

Consiste numa intervenção individualizada com crianças e adolescentes que apresentem dificuldades de aprendizagem ou que se encontrem em risco de insucesso escolar. Tendo em conta as características e necessidades de cada criança, esta intervenção tem como objetivo promover a aquisição ou o treino de competências de aprendizagem (leitura e escrita, raciocínio lógico-matemático, promoção da atenção) e métodos de estudo, contribuindo para um desenvolvimento escolar e pessoal favorável. 

* Dislexia, disgrafia e discalculia
* Dificuldades de aprendizagem     

Intervenção | Promoção de competências socioemocionais

Intervenção individualizada ou em grupo que tem como objetivo o reconhecimento e a regulação das emoções e do comportamento, a promoção de competências de resolução de problemas e tomada de decisão, o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e de relações interpessoais positivas, contribuindo para uma melhoria significativa no bem-estar e, consequentemente, nas competências académicas das crianças e jovens. 

* Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
* Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
* Perturbações do Comportamento;
* Perturbação do Humor;
* Ansiedade e ataques de pânico;
* Medos e fobias;
* Dificuldades sociais;
* Alterações do sono;
* Dificuldades de integração na estrutura familiar (ex. divórcio dos pais);
* Luto